TEXTO: Gn.11:27-32 E Gn.12:1,2.
TEMA: “VENCENDO AS FRUSTRAÇÕES EM NOSSA VIDA”.
I.C.T.: No texto em estudo nos mostra a saga de uma família. Esta família é uma das primeiras existente na face da terra. Relata-nos também as tragédias e infortúnio que vez por outra passamos em nossas vidas, mas como vencer estas tragédias, estes infortúnios que vem sobres nós?. Devemos sempre OUVIR A VOZ DE DEUS, nos dizendo: SAI, VAI, TE ABENÇOAREI E TE ENGRANDECEREI O NOME.
I – TERA É SURPREENDIDO POR UMA TERRIVEL NOTÍCIA (Gn.11:28).
• “Morreu HARÃ na terra do seu nascimento em Ur dos Caldeus, estando TERA, seu pai, ainda vivo”. (Gn.11:28)
• Era costume o filho enterrar o pai, no entanto, TERA, estava tendo uma experiência desagradável, e TERA lamenta profundamente a morte do seu filho mais NOVO o caçula.
II – TERA TOMA UMA GRANDE DECISÃO, A DE SAIR DE UR DOS CALDEUS (Gn.11:31).
• Só um detalhe é que: “NAOR”, não vai junto com seus familiares. NAOR fica em UR DOS CALDEUS, possivelmente lamentando a morte prematura do seu irmão mais novo (HARÃ).(V.31a-“Tomou Tera a Abrão, seu filho, a Ló, filho de Harã, filho do seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher do seu filho Abrão”.
• TERA começa bem, teve uma iniciativa fantástica, mas não completa o seu objetivo. (V.31b-“Saiu de UR DOS CALDEUS, para ir à terra de CANAÃ; foram até HARÃ onde ficaram”.
• TERA termina seus dias em HARÃ (Gn.11:32) – “Morreu TERA com duzentos e cinco anos em HARÃ. HARÃ= “Lembrança de um passado de angustia, frustrações, percas e desilusões”.
III – VECENDO AS FRUSTRAÇÕES OUVINDO A VOZ DE DEUS (Gn.12:1a).
• (V.1)-Diz DEUS a ABRÃO: “Sai da tua terra = Sai de HARÃ (cidade onde ficaram). (Gn.11:31).
• (V.1)-Sai da tua parentela e da casa do teu pai = Sai do pessimismo de NAOR seu irmão e das frustrações e dos sentimentos negativos de TERA seu pai.
• (V.1)-Vai para a terra que te mostrarei = Destino de vitória, Canaã: Terra que mana leite e mel.
• (V.2)-De ti farei um grande nação = Como? Sarai era estéril (Gn.11:30). Em nossa caminhada apenas devemos confiar porque Deus é o Deus do impossível (Lc.1:37).
• (V.2)-Sê tu uma benção = Já que foste tratado e curado por DEUS, simplesmente seja benção para aqueles que convive contigo: Pai, Mãe, Pastor, Marido, Esposa, etc. Seja uma grande benção para a nação. Deixando de ser estéril.
CONCLUSÃO: Não devemos ficar preso as circunstâncias e pesadelos do passado. Devemos reagir ouvindo a voz de DEUS nos orientando e nos motivando a sermos mais que vencedor.
Quem sou eu
- Lucimario Soares
- Um servo do Senhor Jesus apaixonado por vidas, Esposo de Zilma Guedes Soares Da Silva, pai de Rodrigo Soares e Rafaella Soares., Bel. em Teologia,graduado pela FATIN-Faculdade de Teologia Integrada - Igarassu-PE; no ano de 2009, Pós-Graduado em Ciências da Educação-FATIN/LUSOFONA,Mestrando em Ciência da Educação-FATIN/LUSOFONA,Professor da FADUK-Faculdade Kurios, STEMM-Seminário Teologico de Missões Mundiais,FATIN-Faculdade de Teologia Integrada. Diretor de Intercessão da Mobilização Missionária, Conferencista,JUIZ ARBITRAL.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Mensagem fortissima, glorifico a Deus pela vida desse reverendo, e que pra mim esta sendo um grande professor da vida. Deus tem sido fiel em colocar as pessoas certas em meu caminho. Pr. Deus te abençõe, belissima mensagem.
Postar um comentário