Quem sou eu

Minha foto
Um servo do Senhor Jesus apaixonado por vidas, Esposo de Zilma Guedes Soares Da Silva, pai de Rodrigo Soares e Rafaella Soares., Bel. em Teologia,graduado pela FATIN-Faculdade de Teologia Integrada - Igarassu-PE; no ano de 2009, Pós-Graduado em Ciências da Educação-FATIN/LUSOFONA,Mestrando em Ciência da Educação-FATIN/LUSOFONA,Professor da FADUK-Faculdade Kurios, STEMM-Seminário Teologico de Missões Mundiais,FATIN-Faculdade de Teologia Integrada. Diretor de Intercessão da Mobilização Missionária, Conferencista,JUIZ ARBITRAL.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VENCENDO O DIA DA ANGÚTIA.


TEMA: “ QUATROS ESTAPAS PARA VENCERMOS O DIA DA ANGÚSTIA”.

TEXTO: Sl. 50: 7,15.

I.C.T.: No texto em apreço nos mostra que devemos nos relacionarmos com Deus de uma forma intima e pessoal, para que possamos enfrentar as diversas lutas do dia a dia, dentre tantas lutas as angustias. “V.7-EU SOU DEUS, O TEU DEUS”, “V.15-INVOCA-ME, NO DIA DA ANGÚSTIA EU TE LIVRAREI E TU ME GLORIFICARÁS”. Então devemos estar atento para reconhecermos as etapas para vencermos o DIA DA ANGÚSTIA.

I – RECONHECER A OCASIÃO DO DIA DA ANGÚSTIA. “No dia da angústia”.

• O que é ANGÚSTIA?: No sentido filosófico, origina-se do abismo intransponível entre o FINITO e o INFINITO. Para o pensador alemão NIETZCHE, é a luta entre o ser e o não ser. No sentido teológico, a angústia é o resultado do afastamento de DEUS da alma humana.

• Todos nós sabemos, por experiência própria, que a angustia é um sentimento terrível de ansiedade, apreensão, agonia, aperto; uma inquietude profunda que oprime o coração. As Causas são variadas: um acidente, um assalto, aperda do emprego, o término do namoro, o divórcio, o pecado a culpa. (Pv.24:10-Se te mostrares fraco no dia da angustia a tua força será pequena).

II – ACEITAR O DESAFIO E O CONVITE DE INVOCAR O SENHOR. “Invoca-me”

• Deus sabe da nossa angustia. E quer que lhe falemos a respeito, que lhe peçamos ajuda ou socorro. Esta é a primeira coisa de devemos fazer num dia de assim tão terrível. (Sl.77:1,2- “No dia da minha angústia procuro o Senhor ; erguem-se as minhas mãos durante a noite, e não se cansam”..), (Naum 1:7- “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia, e conhece os que nele se refugiam”).

III – ACREDITAR NA PROMESSA DE DEUS. “te livrarei”.

• Quem fez a promessa? DEUS, o Senhor, o Todo poderoso! Ele é fiel! Cumpre Suas promessas.

• Pode ser que o socorro nos chegue de modo diferente do esperado, mas é certo que chegará. A bíblia está cheia de testemunhos de pessoas angustiadas que experimentaram o socorro do Todo Poderoso. (Sl.107: 6,13,19,28 – “Então na sua angústia, clamaram ao Senhor e ele os livrou das suas tribulações”).

IV – ALEGRAR-SE COM O RESULTADO “E tu me glorificarás!”

• Glorificar a DEUS com ações de graças, com adoração, com louvor, e testemunhando perante irmãos e amigos o Seu poder e Sua bondade.

• Vivendo o exemplo do rei DAVI. (Sl. 40:1-3,10 – “Esperei confiantemente pelo Senhor, Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muito verão essas coisas, temerão, e confiarão no Senhor... São muitas, Senhor Deus meu, as maravilhas que tens operado.. Proclamei a Tua Fidelidade e a Tua salvação; não escondi da grande congregação a Tua graça e a Tua verdade”) – Isto é glorificar a DEUS.

CONCLUSÃO: Você está vivendo um dia de angústia? Ore. Invoque o Senhor. Peça a sua ajuda. O Seu socorro. Ele prometeu ouvir e socorrer. Depois, não se esqueça de agradecer, de testemunhar, de glorificá-lo.


Fonte:Bíblia Anotada expandida: Chales C. Ryrie.
Livro 129 Sermões - Pr. Josué Gonçalves.
Dicionário Teologico - Pr. Claudionor de Andrede.

Nenhum comentário: