Quem sou eu

Minha foto
Um servo do Senhor Jesus apaixonado por vidas, Esposo de Zilma Guedes Soares Da Silva, pai de Rodrigo Soares e Rafaella Soares., Bel. em Teologia,graduado pela FATIN-Faculdade de Teologia Integrada - Igarassu-PE; no ano de 2009, Pós-Graduado em Ciências da Educação-FATIN/LUSOFONA,Mestrando em Ciência da Educação-FATIN/LUSOFONA,Professor da FADUK-Faculdade Kurios, STEMM-Seminário Teologico de Missões Mundiais,FATIN-Faculdade de Teologia Integrada. Diretor de Intercessão da Mobilização Missionária, Conferencista,JUIZ ARBITRAL.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O USO DA LÍNGUA: BENÇÃO OU MALDIÇÃO.


TEXTO: TIAGO  3:8-11

TEMA: “NOVE RAZÕES PORQUE DEVEMOS REFREAR A NOSSA LÍNGUA”

I.C.T.:  Sem dúvida, um dos grandes problemas no relacionamento interpessoal está na dificuldade das pessoas em controlar a sua língua. Quantos ouvidos Deus nos deu? Quantas línguas? Você sabe por quê? Claro que sabemos, Deus quer que ouçamos mais e falemos menos (Tg. 3:9-(“com ela bendizemos ao Senhor e pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”).

I – SOMOS AQUILO QUE FALAMOS E OUVIMOS, SOMOS FRUTOS DAS NOSSAS PALAVRAS.

1.1   – Na visão do profeta Ezequiel, Deus diz que: A nação de Israel dizia de si mesma que eram ossos secos. (Ez.37:11 (“Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram,  e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados”)

II – A QUALIDADE DE VIDA EM FAMÍLIA DEPENDE DO QUE É FALADO NO LAR.

1.2   – O apóstolo Pedro nos ensina na primeira epístola cap.3 e vers.10, que se quisermos ser felizes em nosso lar devemos REFREAR A LÍNGUA. (IPe.3:10 “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente”)

III – O DESTINO DE NOSSA ALMA É DETERMINADO PELAS NOSSAS PALAVRAS.

1.3   - (Mt.12:36,37-“Digo-vos que toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo,37-Porque, pelas tuas palavras, serás justificados e, pelas tuas palavras, serás condenado.”
IV – O ESTADO DA MINHA ALMA DEPENDE DO QUE SAI DA MINHA BOCA.

1.4   (Pv.21:23 “O que guarda a sua boca e sua língua guarda das angústias a própria alma”)

V – A AUTENCIDADE DE MINHA RELIGIÃO SE MANIFESTA ATRAVÉS DO QUE EU FALO.

1.5 – (Tg.1:26 “Se alguém supõe ser religioso, deixando de REFREAR a língua, antes, enganando o próprio coração, sua religião é vã”)

VI – O QUE SAI DA MINHA BOCA PODE GERAR UMA PSICOLOGIA DE MORTE OU DE VIDA.
1.6  (Pv.18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua” – FRASES como: não vai dar pra nada. Seu burro, Seu moleque, não sei pra que nasceu, Me arrependo de ter casado com você”)

VII – PALAVRAS PODEM CONTAMINAR COMO VÍRUS.

1.7 – (Mt.15:11 “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem”)

VIII – O QUE SAI DA MINHA BOCA REVELA O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO.

1.8 – (Mt.12:34 “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração”)

IX – O QUE SAI DA MINHA BOCA PODE SER BENÇÃO OU MALDIÇÃO.

1.9 – (Tg.3:10 “De uma só boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não e conveniente que estas coisas sejam assim”)

CONCLUSÃO: Por tanto meus amados e eleitos do Senhor devemos de todo o modo ser o mais prudente possível como o uso da língua. Devemos frear a língua, no entanto o apostolo Pedro nos orienta a REFREARMOS nossa língua e a usarmos para abençoar os nosso irmãos, os nossos superiores eclesiásticos, nossos filhos, nossas esposas, etc.



Nenhum comentário: