Quem sou eu

Minha foto
Um servo do Senhor Jesus apaixonado por vidas, Esposo de Zilma Guedes Soares Da Silva, pai de Rodrigo Soares e Rafaella Soares., Bel. em Teologia,graduado pela FATIN-Faculdade de Teologia Integrada - Igarassu-PE; no ano de 2009, Pós-Graduado em Ciências da Educação-FATIN/LUSOFONA,Mestrando em Ciência da Educação-FATIN/LUSOFONA,Professor da FADUK-Faculdade Kurios, STEMM-Seminário Teologico de Missões Mundiais,FATIN-Faculdade de Teologia Integrada. Diretor de Intercessão da Mobilização Missionária, Conferencista,JUIZ ARBITRAL.

domingo, 17 de maio de 2009

A MAIS NOBRE MISSÃO DO PASTOR RESTAURAR OVELHAS


TEXTO: Ez. 34:11b

TEMA: “A BUSCA RESTAURADORA DO PASTOR”

I.C.T.: No texto lido encontramos uma profecia dada por DEUS ao profeta Ezequiel sobre o sumo pastor se prontificando a uma busca incessante pelas ovelhas que haviam se desgarrado pelos vales, pelos montes. E ainda não havia quem as procurasse ou quem as buscasse (Ez.34:6).

O profeta Ezequiel nasceu em uma família sacerdotal (Ez. 1:3), o nome “EZEQUIEL” significa: “DEUS FORTALECE”.

Foi levado cativo para Babilônia por Nabucodonozor com outros judeus, como prisioneiro de guerra.

Como vimos o profeta Ezequiel profetizou cerca de 22 anos na Babilônia (592-570), profetizou aos judeus exilados mantendo vivo em suas memórias os pecados cometidos e a futura “RESTAURAÇÃO” da nação de Israel. Esta profecia terá seu real cumprimento no “REINO MILENAR” (Ez.34:13) - (conforme os capítulos 33 – 48).



I – O PASTOR PROCURA A OVELHA PERDIDA (Ez. 34:11).
Procurar: “Esforçar-se por achar”

Vimos no livro de GENESIS o próprio DEUS procurando o Homem (ovelha) perdido (Gn.3:9).
Ninguém mais procurava ou se importava com as ovelhas e estas andavam desgarradas, desorientadas e frustradas. (Ez.34:6-as minhas ovelhas andam desgarradas e espalhadas).
JESUS envia os apóstolos e lhes dar a seguinte instrução ide e procurai (antes) as ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mt.10:16 – ide procurai ).
O próprio JESUS nesta incansável procura pelas ovelhas perdidas declarou: “EU DOU A MINHA VIDA PELAS OVELHAS” (Jo. 10:15,16,17).

II – O PASTOR BUSCA A OVELHA PERDIDA (Ez. 34:12).
Buscar: “Dirigir-se a algum lugar”

O profeta Ezequiel sendo usado por DEUS profetiza que o próprio “DEUS” buscaria suas ovelhas dispersas e espalhadas e as colocaria nos melhores lugares. Lugares altos, lugares a onde a água era abundante e lugares muito habitados. (Ez.34:12,13).
JESUS além de procurar as ovelhas, Ele também toma a iniciativa de BUSCAR as ovelhas desgarradas. (Lc. 19:10) – “pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”).




II – O PASTOR RESTAURA A OVELHA PERDIDA. (Ez. 34:14,15,16).
Restaurar: “Colocar no estado anterior”, “Recuperar”, “Recobrar as forças”.

Há nesta profecia uma promessa tremenda da parte de DEUS. Pois o mesmo colocaria a ovelha em bom “PASTO” (Ez.34:14a.).
Neste mesmo versículo diz que tal restauração levará a ovelha a se deitar numa boa cabana para pastor no aprisco e pastarão em pastos gordos. (Ez. 34:14b.).
A perdida o pastor tornará a buscar.
A desgarrada o pastor tornará a trazer.
A quebrada o pastor tornará a ligar.
A enferma o pastor fortalecerá. (Ez.34:15,16).


CONCLUSÃO: Algumas características relevantes de ovelhas, são elas:
A ovelha precisa de água, embora se dê bem em lugares secos.

Quando vira-se de costas, não consegue desvirar-se sozinha, ou colacar-se de novo em pé. se o pastor não ajudá-la pode até morrer.

As que estão com muita lã, viram mais facilmente porque ficam mais pesadas. A única saída é tosquiá-la. A lã representa o egoísmo, o orgulho, a revelação exterior da nossa condição. Por isso o sacerdote no a.t. não usava roupas de lã no santíssimo.

Em todos os momentos, no calor forte do verão, nas tempestades de outono, no frio da neve, ou em qualquer momento de dificuldade, nós podemos estar tranquilos, ficarmos confiantes, porque podemos habitar seguros na sua casa. (Salmo 23, 6).
Precisamos saber que Deus nos deu como ovelhas à propriedade do nosso supremo pastor: Jesus Cristo.












Nenhum comentário: